Realizou‑se no passado dia 23 de maio de 2026, no Auditório da Casa do Brasil, em Santarém, a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Basquetebol de Santarém. A sessão decorreu com normalidade e contou com a participação dos associados presentes.
Em conformidade com a Ordem de Trabalhos, foi apreciado, discutido e votado o Relatório e Contas relativo ao ano civil de 2025, bem como o Parecer do Conselho Fiscal. Após análise e esclarecimentos prestados, os documentos foram aprovados por unanimidade, reforçando a confiança dos associados no trabalho desenvolvido pela direção e na gestão transparente da ABS.
Este momento representa mais um passo na consolidação da vida associativa e no compromisso contínuo com a boa governação da nossa instituição.
Pode Consultar o Relatório e Contas da Direção e Parecer do Conselho Fiscal em Documentos.
A reunião com os clubes centrou‑se na apresentação e discussão do modelo competitivo 2026/27, destacando as mudanças estruturais no Minibasquete e nos escalões de formação. Foram explicadas as novas dinâmicas dos Circuitos “Sábados Há Minis”, agora diferenciados por escalões, com maior foco no desenvolvimento técnico, mais jogos por encontro e introdução sistemática de atividades de skills. Foi igualmente apresentado o reforço pedagógico da ABS através da criação da figura do Head Coach, responsável por definir conteúdos de ensino, acompanhar treinadores e coordenar as seleções de Minis.
No que respeita às competições distritais, foi detalhada a reorganização dos quadros competitivos dos escalões Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, com novas divisões, formatos de poule, play‑offs e Final Four, garantindo maior exigência e progressão entre escalões. Foi ainda apresentada a criação da Seleção Sub13 Masculina, assegurando continuidade formativa entre Minis e Sub14. A reunião permitiu alinhar expectativas, esclarecer dúvidas e reforçar o compromisso conjunto dos clubes com um modelo mais estruturado, evolutivo e ajustado à realidade do distrito.